FERIADO I São Paulo completa 469 anos, veja o que abre e o que fecha

Rodízio de veículos estará suspenso nesta quarta-feira (25). Vacinação segue ocorrendo em AMAs e AMAs/UBSs Integradas.

Por g1 SP – São Paulo

A cidade de São Paulo completa 469 anos nesta quarta-feira (25). Em razão disso, alguns serviços públicos municipais e estaduais vão funcionar em esquema especial.

Segundo o Centro de Gerenciamento Emergências Climáticas (CGE) da prefeitura da capital, o tempo deve ficar estável nesta quarta, com predomínio de sol e temperaturas variando entre 19°C e 29°CNão há previsões de chuva ao longo do dia. A umidade relativa do ar pode atingir os 45% (o índice ideal é de 60%, segundo a Organização Mundial de Saúde).

Vacinação

A Secretaria Municipal da Saúde informou que as campanhas de imunização contra Covid-19, poliomielite e outras doenças ocorrerão normalmente nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e nas AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h, neste feriado.

Atendimento em Saúde

Algumas unidades de saúde na capital paulista estarão com funcionamento alterado em função do feriado:

Abertos nesta quarta (25):

  • Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)
  • AMAs/UBSs Integradas: das 7h às 19h
  • Hospitais municipais (HMs)
  • Prontos-socorros municipais (PSMs)
  • Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)
  • Centro de Atenção Psicossocial (Caps) IV Redenção
  • Laboratórios municipais
  • Divisões de Vigilância de Zoonoses (DVZ) e de Vigilância Epidemiológica (DVE) estarão em regime de plantão
  • Hospitais estaduais
  • Postos de doação da Pró-Sangue Clínicas, Osasco, Barueri e Stella Maris: das 8h às 16h

Rodízio

rodízio municipal de veículos estará suspenso para automóveis durante toda a quarta-feira. Continuará valendo normalmente o rodízio de placas para caminhões e as demais restrições: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF).

Trens, metrô e ônibus

CPTM: as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade terão operações equivalentes a de um sábado. A demanda será monitorada.

Metrô: as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata irão operar com frota de feriado nesta quarta-feira (25).

ViaMobilidade e ViaQuatro: as linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, administradas e operadas pelo setor privado, irão funcionar em esquema semelhante ao dos sábados, com intervalos maiores entre os trens. A demanda será monitorada.

EMTU: as linhas intermunicipais gerenciadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo irão operar no esquema de um sábado. Linhas que não possuem cronograma de rodagem aos sábados funcionarão normalmente, com a tabela de horários de dias úteis.

SPTrans: a operação dos ônibus municipais será normal nesta quarta (25). O atendimento nos postos de venda em terminais de ônibus e Expresso Tiradentes ocorrerá das 6h às 22h.

Cultura

Parques

Os parques municipais naturais e urbanos terão funcionamento normal neste feriado. O Planetário do Carmo, na Zona Leste de São Paulo, contará com uma programação especial neste aniversário de São Paulo.

Serviços bancários

As agências bancárias não funcionarão nesta quarta (25). Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as áreas de autoatendimento estarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos dos bancos (internet e mobile banking).

Contas de consumo — água, energia e telefone, por exemplo — e carnês com vencimento para o dia do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no próximo dia útil.

Poupatempo

Os 12 postos do Poupatempo localizados na capital paulista estarão fechados nesta quarta-feira (25) e voltam a ser reabertos na quinta-feira (26). Nas demais unidades, o funcionamento ocorrerá normalmente, com atendimento presencial mediante agendamento prévio, que pode ser feito gratuitamente nas plataformas eletrônicas.

Todos os 245 serviços digitais do programa permanecem disponíveis no portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo Digital, totens de autoatendimento e pelo assistente virtual do Poupatempo, o P, que atende no portal e no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2023/01/25/aniversario-de-sao-paulo-veja-o-que-abre-e-o-que-fecha-durante-o-feriado-na-capital-paulista.ghtml

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × cinco =