Pré-candidatos à Presidência da República têm investido, cada vez mais, na formulação de estratégias para atingir eleitores mais jovens. O tema futuro das relações de trabalho importa – e muito – para essa parcela da população, que é decisiva para o resultado nas urnas. As propostas das campanhas de Jair Bolsonaro, Lula, Ciro Gomes e André Janones sobre esse assunto serão colocadas à prova durante o Congresso Pensar Brasil, nos dias 12 e 13 de maio. A presença dos candidatos é esperada para ampliar o debate e também para firmar compromissos e planos de governo.
Ciro Gomes, Janones e Santos Cruz já confirmaram discurso no congresso, que terá como palco o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Na ocasião, os candidatos manifestarão seus posicionamentos sobre as atuais relações de trabalho, as necessidades da economia brasileira e o desenvolvimento do país. A programação completa e as inscrições para acompanhar a transmissão em tempo real estão disponíveis em www.pensarbrasil.com.br.
A programação multisetorial do Pensar Brasil inclui temáticas que permeiam as discussões no universo do trabalho. Ao longo dos dois dias de palestras, os especialistas irão analisar a adequação das atuais relações de trabalho às necessidades da sociedade e da economia, às demandas criadas pelas novas tecnologias, pela mudança do perfil da população e, ainda, pela perspectiva de mobilidade e flexibilidade. Serão abordados assuntos que estão na pauta nacional, como gênero e diversidade, saúde no ambiente de trabalho e empreendedorismo.
O caráter propositivo dará o tom do congresso, que terá como resultado uma publicação para subsidiar a atuação das representações, dos parlamentares, dos acadêmicos e das autoridades públicas. O Pensar Brasil foi idealizado pelo Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), pelo Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do MPU no DF (Sindjus-DF), pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e pela Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo (Fecomerciários-SP).
Tuitaço reivindica direitos do trabalhador no Brasil
Com o propósito de trazer uma profunda reflexão sobre as relações de trabalho, o longa-metragem brasileiro “Pureza” tem pré-estreia confirmada para esta quinta-feira (12/5), dentro da programação do Pensar Brasil. Para reforçar esse debate, a organização do evento se unirá à equipe do filme e a outras 85 entidades trabalhistas que lutam pelo fim da escravidão no mundo, e participará de uma grande mobilização no Twitter e no Instagram marcada para as 13h desta sexta-feira (13/5).
Além de entidades como o Ministério Público do Trabalho, a Justiça do Trabalho e a Comissão Pastoral da Terra, personalidades como Leonardo Sakamoto, da Repórter Brasil, e a atriz Dira Paes, protagonista de Pureza, estarão juntos na iniciativa. Para participar da ação, que tem a expectativa de atingir 10 mil tuítes em uma hora, basta marcar perfis de amigos para o retweet e usar as hashtags #NãoAoTrabalhoEscravo e #SomosTodosPureza.
Fonte: Metrópoles