China promete fornecer a outros países 2 bilhões de doses da vacina contra a Covid-19 ainda neste ano

A China vai fornecer 2 bilhões de doses da vacina contra a Covid-19 a outros países do mundo ainda neste ano, anunciou o líder do país, Xi Jinping, segundo a rede estatal de televisão CCTV. É mais uma ação na diplomacia das vacinas, em que a China e os Estados Unidos, seu principal rival comercial, tentam expandir sua influência sobre outros países por meio da imunização contra a doença.

Xi anunciou ainda que o país vai doar US$ 100 milhões para o Covax, consórcio internacional de aquisição e distribuição de vacinas para países pobres, segundo a CCTV.

A China já forneceu 770 milhões de doses de vacinas para outros países, segundo o Ministério das Relações Exteriores.

A Sinovac Biotech, que desenvolveu a Coronavac, vacina aplicada em larga escala no Brasil, assinou acordos com 20 países para distribuir 900 milhões de doses, disse a empresa em comunicado na quinta-feira. 

Além do Brasil e da China, a vacina da Sinovac é aplicada entre outros na Indonésia, Turquia, Malásia e Egito, segundo a companhia.

A empresa anunciou que vai pedir a governos de diferentes países autorização para começar testes para duas novas versões de sua vacina, que seriam mais resistentes às variantes delta (identificada primeiro na Índia) e gama (identificada antes no Brasil).

Fonte: Folha de SP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + dezessete =