Prazo para se inscrever no Enem 2019 termina hoje (17)

Acaba hoje (17) o prazo para se inscrever no Enem 2019. As inscrições, que estão abertas desde o dia 6/5, devem ser feitas por todos que queiram realizar a prova, mesmo os que foram contemplados com a isenção da taxa. Quem não está isento tem até o dia 23/5 para pagar o boleto em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios.

Para realizar a inscrição no Enem 2019, o candidato precisa primeiro acessar a página do participante do Enem 2019 e resolver um desafio, inserir o número do CPF e a data de nascimento. Em seguida, deve seguir o passo a passo das inscrições, preenchendo os campos com dados pessoais, endereço, dados socioeconômicos, informações sobre Ensino Médio, cidade em que realizará a prova e outras até a finalização. O GE publicou um passo a passo com imagens para te ajudar a entender melhor o processo de inscrição. O cartão de confirmação com todos os dados do estudante e com o local onde ele fará o exame deve ser divulgado em outubro.

Provas

Assim como no ano anterior, a prova ocorrerá em dois domingos. No primeiro, 3/11, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Redação. Neste dia, os portões serão fechados às 13h e a prova vai até as 19h.

No segundo dia, 10/11, os candidatos responderão as questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Na entrada, os portões fecham no mesmo horário, mas a prova vai até as 18h30.

Enem

Desde que foi criado pelo MEC em 1998 para avaliar o desempenho dos estudantes ao final do Ensino Médio, o Enem é usado como alternativa ou complemento dos vestibulares por muitas universidades brasileiras. A partir das alterações implementadas em 2009, o Enem passou a substituir o vestibular das universidades federais e de outras instituições de ensino públicas e particulares, além de escolas de ensino técnico.

Alguns programas em que as notas do Enem podem ser usadas para conseguir uma vaga na universidade são o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). Para quem quer receber um empréstimo, o programa parceiro é o Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies).

Outras informações podem ser encontradas no edital do Enem 2019.

Fonte: Guia do Estudante

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez + três =